Início Educação Programa Pequeno Cidadão: Observatório Social inicia turma em Brusque

Programa Pequeno Cidadão: Observatório Social inicia turma em Brusque

por Plataforma dos Municípios
Programa Pequeno Cidadão: Observatório Social inicia turma em Brusque

Programa Pequeno Cidadão conta com alunos de 5 a 6 anos, dos municípios catarinenses de Brusque, Guabiruba e Botuverá

Recentemente, alunos da Educação Infantil do Sesc Escola participaram do programa Pequeno Cidadão, realizado pelo Observatório Social de Brusque (OSB), por meio de convênio com Serviço Social da Indústria (Sesi).

Senso assim, neste ano, todas as escolas públicas e privadas dos municípios catarinenses de Brusque, Guabiruba e Botuverá, que oferecem educação infantil, turmas entre 5 e 6 anos, receberão o programa.

Outro programa catarinense que incentiva crianças, mas também os adolescentes, é o Projeto Resgate, em Joinville, que tem como conselheiro o empresário Ernesto Heinzelmann, que acredita na capacidade de aprendizado das crianças, porém, é preciso maais iniciativas como estas.

Programa Pequeno Cidadão

O programa Pequeno Cidadão foi criado em 2018, com o objetivo de conscientizar os estudantes da Educação Infantil quando à importância social dos tributos. Ou seja, ensinar as crianças de forma lúdica como é feita a arrecadação e para onde vai este recurso.

O ensino ocorre por meio de três horas/aula. Neste caso, os alunos também aprendem sobre a importância do respeito à localização geográfica, bem como a importância da nota/cupom fiscal, entre outros assuntos.

Projeto piloto

No ano de seu lançamento, o projeto piloto foi aplicado na Escola Sesi para uma turma de 25 alunos. Já em 2019, passou por mais um teste em duas turmas do Colégio Cônsul Carlos Renaux, tendo sido aplicado para quase 50 alunos, e este ano, com aporte financeiro do Sesi a iniciativa foi retomada.

Ensino de educação fiscal e cidadania

No OSB Brusque, o intuito da entidade é ter um programa do OSB em cada fase escolar para fortalecer os ensinamentos de educação fiscal e cidadania.

Mercadinho

Aqui, a ideia é fazer com que as crianças tenham livre arbítrio para comprar o que desejam. Neste caso, eles brincam de faz de conta como se tivessem comprando itens em um mercadinho de verdade. Isso inclui: pasta de dente, shampoo, condicionador, desodorante, bem como itens para comer: iogurte, por exemplo.

Para algumas educadoras do programa, o grande diferencial das aulas está na forma de personalizar a linguagem através de dinâmicas pensadas principalmente para a faixa infantil. Ou seja, tudo é bastante lúdico, com rodas de conversa, deixando as crianças como protagonistas ao explorarem assuntos através da música, imagens e jogos.

Pódio

Por fim, todos os estudantes sobem ao pódio e recebem a medalha de Pequeno Cidadão. O presente é feito de papel semente e pode ser plantado pelas crianças e suas famílias.

Além disso, o projeto é muito trabalha muito a matemática e geografia, e também a cidadania que é tema da iniciativa.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/garota-sorridente-segurando-abacate_20081622.htm#fromView=search&page=1&position=22&uuid=2b914826-d157-4eb7-bb64-26ff845dab58

Postagens relacionadas