Secretaria de políticas públicas de Guarapuava apresentou os programas e projetos desenvolvidos à Irati
Recentemente, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) de Guarapuava, recebeu a visita da equipe da Secretaria Municipal da Criança, da Mulher e da Pessoa Idosa do município vizinho de Irati.
Secretaria de políticas públicas de Guarapuava
Na ocasião, a Secretaria de Políticas Públicas de Guarapuava, representada pela secretária Priscila Schran de Lima, a advogada e diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM), Aline Camargo, acompanhada da psicóloga Karoline Barbosa, receberam a comitiva daquele município. Por sua vez, o grupo de Irati estava composto pela assistente social da Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência, Fernanda dos Santos, pela pedagoga do Centro Integrado de Atendimento à Mulher Iratiense (CIAMI), Cláudia Bacil, além da assistente Social do CRAM daquele município, Ana Karolina Domingues Pereira, da psicóloga Vanessa de Lara e da coordenadora do CREAS de Irati, Mariane Zarpelon.
De acordo com Aline Camargo:
“A troca de informações entre as secretarias municipais é de extrema importância para a construção de políticas públicas cada vez mais sólidas e que atendam às demandas das mulheres de forma ampla e eficiente. A nossa Secretaria está prestes a completar 11 anos, e graças ao trabalho desenvolvido e o aumento do orçamento, temos muitos projetos realizados e em andamento. Por isso, é uma grande satisfação poder compartilhar com os demais municípios todo este trabalho e contribuir, de alguma forma, para o desenvolvimento de projetos que ajudem às pessoas.”
Programas apresentados
Durante a visita, foram apresentados todos os serviços desenvolvidos pela Pasta política, assim como os resultados já alcançados ao longo dos anos de existência da SPPM de Guarapuava. Já a forma sobre como é conduzido cada programa e projeto que a Secretaria promove, também entrou na pauta, com destaque para detalhes técnicos a respeito de questões administrativas e legislativas, bem como, o passo a passo de desenvolvimento e prática das ações.
“É importante ressaltar que sempre avaliamos cada caso especificamente. Sabemos que existem diversas situações e as vítimas possuem especificidades particulares. Mas a Secretaria, por meio do CRAM, dá total suporte à mulher vítima de violência doméstica”, completou a psicóloga Karoline.
Troca de informações
Por fim, a coordenadora da Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência de Irati, Alessandra Colesel, enfatizou que a Secretaria de Guarapuava foi criada recentemente, mais precisamnete em novembro de 2023. Sendo assim, é de extrema importância essa troca de informações para novos aprendizados e conhecimentos sejam absorvidos.
“Assim vamos conseguir fortalecer e estruturar a nossa Secretaria e as políticas públicas voltadas para a mulher em nosso município”, reforça Alessandra Colesel.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/grupo-de-melhores-amigos-de-maos-dadas_7089994