Semana Anual de Proteção Animal é viabilizada pela Secretaria do Meio Ambiente
Com o intuito de fazer parte do cotidiano debater o respeito e proteção aos animais, o tema da campanha da Semana Anual de Proteção Animal é “Um Mergulho na Conscientização Sobre a Importância da Vida Aquática”. Viabilizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Ceará, o evento começa nesta segunda-feira (4) e vai até sábado (9).
Semana Anual de Proteção Animal
De acordo com o secretário titular do Sema, Artur Bruno, este é um movimento para sensibilizar os vários setores sociais sobre a necessidade de proteção e respeito aos direitos de todas as espécies animais:
“Uma alusão à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável – mais conhecida como Década do Oceano (2021-2030).”
Por outro lado, segundo Jeová Costa, representante da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani/Sema), as ações da Semana Anual de Proteção Animal destacam também os cuidados com os animais de estimação, “que mesmo tão próximos, por vezes, não são tratados da forma como deveriam”.
Programação
A programação contará ainda com:
- lives sobre monitoramento e resgate da fauna marinha;
- visita ao espaço onde fica o quarentenário das tartarugas;
- lançamento de vídeos e cards, nas redes sociais da Sema;
- feira com degustação de rações e adoção de pets.
O evento termina neste sábado na área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. Neste dia a Escolinha de Trânsito do Detran estará presente para explicar sobre a importância de os motoristas frearem para a passagem dos animais.
A programação completa pode ser conferida no site da Sema.
Histórico da ação
Conforme informações da ONG World Animal Day, o Dia Mundial dos Animais é celebrado todos os anos em 4 de Outubro, com a finalidade de “elevar o status dos animais para melhorar os padrões de bem estar no mundo”.
Sendo assim, a ONG incentiva as organizações de bem-estar animal, grupos comunitários, clubes juvenis e infantis. E também empresas e indivíduos a organizarem eventos em comemoração à data.
A ONG também afirma que “o envolvimento está crescendo a uma taxa surpreendente e agora, é amplamente aceito e celebrado em muitos países, independentemente de nacionalidade, religião, fé ou ideologia política”.
Já a criação da data partiu do polonês Heinrich Zimmermann, escritor e editor da revista Mensch und Hund/Man and Dog. Foi ele quem organizou a primeira celebração do Dia Mundial dos Animais em 24 de março de 1925 em Berlim, na Alemanha. Mas a partir de 1929 a data foi alterada para 4 de outubro.
Inicialmente, ele encontrou seguidores na Alemanha, Áustria, Suíça e Tchecoslováquia. Em maio de 1931, durante um congresso de organizações mundiais de proteção animal na cidade italiana de Florença, sua proposta para tornar universal o 4 de outubro foi unanimemente aceita.
*Foto: Reprodução/Instagram