SUSs de Sorocaba realizam ação com o objetivo de identificar pessoas com deficiências não visíveis, com o intuito de oferecer o atendimento adequado a cada uma delas
Unidades de saúde de Sorocaba, no interior de São Paulo, passaram a disponibilizar nesta semana “cordões de girassol” a alguns pacientes. Entretanto, você sabe o que isso significa?
SUSs de Sorocaba
A faixa entregue pelos SUSs de Sorocaba é entregue a pessoas com deficiência não visíveis. Isto inclui: Transtorno Espectro Autista (TEA), com o objetivo de identificá-las e oferecer o atendimento adequado a cada uma delas.
História da entrega dos ‘cordões de girassol’
Além disso, de acordo com a prefeitura, a origem do item, do inglês sunflower lanyard, surgiu como iniciativa de funcionários do aeroporto de Gatwick, no Reino Unido, em 2016. Com o cordão de girassol, eles passaram a notar quais passageiros precisavam de assistência prioritária.
Lei em Sorocaba
Sendo assim, em Sorocaba, uma lei publicada em junho deste ano reconheceu o “cordão de girassol” como instrumento para ajudar na identificação de pessoas com deficiências não visíveis. A partir disso, o município conseguiu, por meio de doação da iniciativa privada, em torno de três mil cordões para implantar o projeto nos postos de saúde.
Entrega
Desde a última segunda-feira (5), que as faixas estão sendo disponibilizadas em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba: Aparecidinha, Barcelona, Barão, Brigadeiro Tobias, Cerrado, Éden, Escola, Hortência, Laranjeiras, Marcia Mendes, Paineiras, Rodrigo, São Bento, São Guilherme, Sorocaba 1 e Vitória Régia.
Como retirar o cordão
Por fim, para poder retirar o cordão é necessário que o paciente apresente um documento de identificação com foto e relatório médico, com Classificação Internacional de Doenças (CID), o que comprova o diagnóstico da deficiência não visível.
*Foto: Reprodução