Teleinterconsulta de Jundiaí é um serviço que integra a consulta do médico especialista, por meio de videochamada, com o médico clínico da Atenção Básica e o paciente
As soluções tecnológicas utilizadas em saúde, para melhoria da prestação do serviço público, mais uma vez foi destaque em encontro de Cidades Inteligentes. A convite da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadores (Anciti), o gestor de Promoção de Saúde, Tiago Texera, apresentou em Curitiba o case da teleinterconsulta para gestores públicos de todo o país. Ele foi acompanhado pelo gestor adjunto de Finanças, Jones Martins.
Além disso, a CIJUN também participou do encontro. Isso porque, além de ser associada da ANCITI, é uma das referências quando se trata de soluções de governança inteligente e inovadoras. O diretor de Infraestrutura, Renan Cazzolatto, representou o presidente da Cia, Amauri Marquezi durante o evento.
Teleinterconsulta de Jundiaí
A teleinterconsulta de Jundiaí é um serviço que integra a consulta do médico especialista, por meio de videochamada, com o médico clínico da Atenção Básica e o paciente. No caso da cidade do interior paulista, são dois médicos: o clínico geral e o especialista, que atendem ao paciente. Ela foi implementada na rede em 2021. Desde então a prática tem trazido diversos benefícios. São realizadas até 1.000 consultas por mês, nas especialidades de cardiologia, neurologia, psiquiatria, geriatria, nefrologia, dentre outras.
“A teleinterconsulta reduziu o tempo de espera para consultas com especialistas e aumentou a resolutividade dos casos. É a tecnologia utilizada para melhorar o serviço público e aumentar a qualidade de vida da nossa população. Em Jundiaí ainda utilizamos outras soluções, como o telediagnóstico e o prontuário eletrônico em 100% das UBSs.”
Administração
Por sua vez, Jones Martins disse que “a administração coordenada pelo Prefeito Luiz Fernando Machado trabalha constantemente para que a cidade se torne cada vez mais inteligente. Para isso, a gestão busca soluções que possam trazer mais qualidade de vida para o cidadão, como é o caso da Teleinterconsulta que proporciona mais eficiência nas consultas de atenção primária em nossa rede”.
A ANCITI realiza encontros nacionais em grandes capitais e seleciona cidades que possuam projetos em destaque para compartilhamento de case. A edição de Curitiba ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/alunos-multietnicos-realizando-tarefas-com-a-ajuda-do-professor_11072765