Terminal do Centro é o maior do município de Petrópolis (RJ) e pelo local transita diariamente aproximadamente 40 mil pessoas
A Prefeitura de Petrópolis vai revitalizar a Estação Rodoviária Imperatriz Leopoldina, mais conhecida como Terminal do Centro e considerado o maior local de movimentação de passageiros do município da região metropolitana do Rio de Janeiro.
O espaço passará por obras estruturais, visando a troca de todas as telhas, além de impermeabilização da cobertura, recuperação do piso em granitina, revestimento de paredes e teto, revisão das instalações elétricas, soluções de acessibilidade e manutenção de pavimentação. Para isso, serão investidos R$ 1.060 milhão. No dia 5 de setembro acontece o processo de licitação.
De acordo com o prefeito Bernardo Rossi em declaração ao jornal O Dia:
“Nós sabemos a importância que essa obra vai ter para os moradores que utilizam o Terminal do Centro todos os dias. A prefeitura já vem fazendo uma série de melhorias no terminal, mas era preciso uma reforma maior, mais ampla, como essa que será feita agora. Em breve os moradores terão um local com mais conforto, com uma estrutura melhor, inclusive para os motoristas dos ônibus. Sem contar que o local vai passar a ter mais acessibilidade, permitindo o uso de maneira adequada pelas pessoas com deficiência que frequentam o terminal diariamente”.
Terminal do Centro
Considerado o maior da cidade e que recebe em torno de 40 mil pessoas que utilizam transporte público diariamente, o Terminal do Centro abriga 80 linhas de ônibus, que realizam 1.640 viagens por dia, levando os habitantes entre os bairros e a região central de Petrópolis.
As obras completarão as reformas que já foram feitas em 2018, em dois banheiros, feminino e masculino, além das melhorias realizadas no sistema de escoamento de água pluviais dos telhados.
Sobre isso, Jairo Cunha, diretor-presidente da CPTrans ressalta:
“Nós temos promovido uma série de ações para melhorar o sistema de transporte público e a mobilidade urbana da cidade, temos feito fiscalização junto às empresas de ônibus, cobrado a renovação da frota e, com isso, já temos 42 coletivos novos atendendo os petropolitanos. Também estamos fazendo alterações de trânsito para diminuir o tempo durante as viagens. Tudo para que os usuários do transporte público tenham um serviço melhor. E dentro disso está a reforma dos terminais da cidade. Todos os serviços feitos até agora são melhorias que nós promovemos no Terminal do Centro já dentro do projeto de revitalização e que se complementam com a reforma completa que será feita agora”.
Projeto de revitalização
O atual projeto de revitalização do Terminal do Centro de Petrópolis prevê a necessidade de instalação de cumeeiras e rufos, telha de aço novas, impermeabilização de calhas, tanto junto às baias dos ônibus quanto da área coberta.
Já os pisos antigos serão removidos completamente, dando lugar a azulejos podotáteis, que auxiliarão na orientação de pessoas com deficiência visual. As novidades não pararam por aí. As famosas pedras portuguesas, situadas à rua Doutor Porciúncula, que dá acesso ao Terminal do Centro, serão refeitas, além dos revestimentos das muretas e do teto.
Por fim, na área de circulação dos ônibus será aplicada uma nova camada de pavimentação. Também será feito o nivelamento de caixas de ralo na entrada e saída do terminal. Fora isso, a obra prevê ainda a colocação de balizadores e construção de um meio-fio junto às baias.
Fonte: jornal O Dia
*Foto: Divulgação