Vigilância em Saúde de São Francisco do Sul atua para preservar a saúde da população ao investigar incidência de enfermidades
Nesta semana, o município de São Francisco do Sul veio a público esclarecer uma informação vazada por pessoas sem índole e falta de responsabilidade ética. E isso tudo foi além a ponto de terem que informar via redes sociais, dados direcionados a profissionais de saúde, expondo até servidor público e dados sensíveis fora de contexto.
Sendo assim, foi divulgada de modo irresponsável uma nota técnica, enviada por e-mail da vigilância epidemiológica para agentes públicos de saúde. Tal nota é um protocolo normal para orientar e informar os profissionais de primeiro contato com casos suspeitos de infecções, é uma das funções inerentes ao setor epidemiológico da vigilância em saúde.
Vigilância em Saúde de São Francisco do Sul
Vale destacar que a vigilância em Saúde de São Francisco do Sul trabalha para preservar a saúde da população, ao investigar a incidência de enfermidades provocadas por microrganismos e agentes infecciosos, casos suspeitos são identificados e analisados por profissionais técnicos e encaminhados à Vigilância Estadual para tomar as medidas cabíveis.
Além disso, quando é preciso, a Vigilância em Saúde emite alertas e recomenda protocolos de atuação e prevenção, como acontece no caso de riscos de contaminação comunitária com os surtos de Síndromes Respiratórias.
Caso de mpox
Este é o primeiro caso de mpox diagnosticado em São Francisco do Sul, a infecção ocorreu na região sudeste do país. Trata-se de um caso isolado, em tratamento e sendo acompanhado. Portanto, não há risco de contaminação para a população francisquense neste momento, não sendo necessária a tomada de cuidados maiores.
Sobre o vazamento de informações
O vazamento das informações do e-mail está passível de investigação e imputação legal aos responsáveis.
Fonte: Foto de freepik na Freepik