Volunturismo, que é uma agência especializada em turismo voluntário, procura por viajantes interessados em conhecer e auxiliar população ribeirinha na Amazônia
Uma operadora de volunturismo no Brasil, modalidade que reúne turismo e voluntariado, anuncia a ampliação de sua atuação na Amazônia e está em busca de viajantes interessados em participar da primeira expedição no Rio Solimões, que acontece entre 30 de abril e 3 de maio, durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho.
Volunturismo – como será a primeira expedição
O roteiro de volunturismo consistirá em conhecer e ajudar a comunidade ribeirinha Lago do Janauacá, situada a duas horas de barco de Manaus, em uma região exuberante e natural, onde a pesca é a principal atividade econômica.
Ribeirinhos e articuladores locais criaram, conectados pela vontade de desenvolver o turismo de base comunitária nesta comunidade, e ainda em conjunto com a Vivalá, a primeira expedição a fim de levar educação empreendedora aos residentes da região. Com isso, fornecer ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional dos ribeirinhos para que recebam turistas e, consequentemente, melhorem a economia local, tendo uma mulher qualidade de vida e mais recursos.
De acordo com o cofundador da Vivalá, Daniel Cabrera:
“Às margens do Rio Solimões, o Lago Janauacá é chamado por seus moradores de Terra Esquecida. Lá, as principais atividades econômicas são a pesca e a piscicultura, mas os desejos de receber turistas, de cultivar mais produtos agrícolas e ter uma comunidade que se sustente com suas produções fazem parte de um sonho coletivo. É nesse contexto que trabalharemos em conjunto com a comunidade que não mais será esquecida.”
Outras expedições
Ainda para 2020, estão previstas outras duas expedições de volunturismo, marcadas para os meses de setembro e novembro. A Vivalá atua sempre de modo contínuo nas mesmas comunidades por um período mínimo de dois anos, a fim de garantir um trabalho forte e com real impacto social aos beneficiários.
Os moradores locais das regiões atendidas recebem todos os serviços da expedição, com a intenção de desenvolver a economia local e promover um rico intercâmbio cultural, já que a ideia é deixar o mais horizontal possível a relação entre cliente e fornecedor.
O Lago Janauacá está localizado dentro da maior floresta tropical do mundo, cercado de atrações da fauna e flora. O local possui grande potencial para a prática de volunturismo e deve alcançar seus objetivos de criar um turismo de base comunitária sustentável nos próximos anos.
a experiência de imersão na comunidade ribeirinha também inclui as seguintes atividades:
- contato com a gastronomia amazonense e a sabedoria da fauna e flora local;
- visita a criadouro de peixes da região; observação noturna de estrelas;
- nascer do Sol no Rio Solimões; trilha pela floresta amazônica; dinâmicas de autoconhecimento;
- muito tempo livre para curtir a natureza.
No entanto é avisado desde o contato para participar desta expedição que as atividades e passeios podem sofrer alterações devido às condições climáticas, prezando sempre pela segurança.
Fonte: jornal Estado de Minas
*Foto: Divulgação / Vivalá