ZL Trap Festival ocorre na Cidade Tiradentes nos dias 03 e 04 de agosto na Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste; trata-se do maior evento de trap gratuito da América Latina
Entre os dias 03 e 04 de agosto, a Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste, no bairro de Cidade Tiradentes, será palco da terceira edição fo ZL Trap Festival. A realização é da Prefeitura paulista, através da Secretaria Municipal de Cultura.
ZL Trap Festival
A edição deste ano do ZL Trap Festival trará jovens talentos deste ritmo musical, além de nomes já consagrados da cena Trap. Além disso, vale destacar que o evento musical já integra oficialmente o calendário de cultura da cidade.
Edições anteriores
Em edições anteriores, o palco da CCM Hip Hop Leste recebeu artistas como: Sidoka, Derek Trap The Fato, Ajuliacosta, The Kash, Vulgo FK, entre outros. E em 2024, grandes nomes da cena também são esperados, atraindo fãs do ritmo que ganha cada vez mais jovens adeptos em todo o Brasil.
Como tudo começou
Tudo começou em 2022, quando o grupo de Jovens Monitores Culturais da Hip Hop Leste apresentou a ideia ao gestor da Casa de Cultura, Jal Moreno como seu PIAC. Na ocasião, eles acreditavam no potencial do espaço para abrigar um evento desse porte, não só pela vontade da administração, mas pelo engajamento cultural da comunidade local.
De acordo com o artista residente na Hip Hop Leste, e produtor do território, Max Campos, afirma que quando iniciaram o projeto, todos os jovens monitores tinham o mesmo pensamento: levar entretenimento e cultura à população da Zona Leste. Isso porque essa região não conta com muitos eventos gratuitos.
Além disso, nem todas as pessoas dessa região conseguem ir a outras áreas para assistir a shows e apresentações. Naquele ano, o primeiro dia de festival teria a apresentação do artista Kayblack. E o resultado foi que todo o entorno da casa ficou lotado. Porém, no fim, ele não pôde vir por motivo de saúde, mas as pessoas ficaram para as demais atrações, o que contribuiu e muito para o sucesso da primeira edição.
Abrindo portas
Já para uma das monitoras do festival, Vitória Neris, por conta do fácil acesso que o público da região tem ao evento, ela acredita que o Trap Festival pode abrir portas para esse movimento cultural no país.
Ao fazer uma pesquisa sobre o gênero musical, ela constatou que não havia nada parecido em São Paulo ou no Brasil e o melhor: de modo gratuito. A monitora afirma ainda que o valor médio de um ingresso de show de Trap é de R$ 150. Ou seja, uma despesa que os adolescentes, grandes apreciadores do Trap, não podem arcar.
Portanto, o festival, ao oferecer apresentações gratuitas, os jovens e as pessoas que não possuem condições podem curtir seus ídolos, e o dinheiro que pagariam em um ingresso pode ser usado para consumo no comércio local, além de cobrir a passagem de volta para casa.
Trata-se de uma iniciativa importante, uma vez que muitas pessoas pensavam que jamais teriam acesso a um evento deste porte. Além disso fãs de outras regiões da capital paulista também tem comparecido ao festival de trap, provando que este gênero é um movimento cultural que só cresce entre os jovens.
50 anos do Hip Hop em 2023
Em 2023, a cultura Hip Hop celebrou 50 anos. E a Prefeitura de São Paulo anunciou uma programações em diversos locais, além de Cidade Tiradentes, também no Vale do Anhangabaú. Todavia, Jal Moreno diz que a semente foi plantada na Cidade Tiradentes, mas seu sonho é que este Festival de dois dias se torne algo muito maior no futuro.
Ele afirma também que a capital paulista é uma das maiores cidades do mundo e que os movimentos culturais do Trap, Funk e Hip Hop não são exclusivos da Zona Leste, que possui cinco milhões de habitantes, mas de toda a capital e do estado.
Por fim, Moreno almeja que o movimento chegue as demais Casas de Cultura da cidade, na Zona Norte, Zona Sul, pelo Centro, e outros lugares.
*Foto: Reprodução/ Leandro Godoi – audio-TRAP-THE-FATO-Derek-e-Convidados-13-1-24-foto-@leandro_godoi_6 – https://www.flickr.com/photos/audiosp/53566792580/